Família Purgato

[Postado originalmente em 14/09/2017. Atualizado em 12/02/2023]


Caros leitores,

Hoje trago um resumo sobre a família italiana de sobrenome Purgato, que emigrou da comuna (cidade) de Ronco all’Adige, província de Verona, para o Brasil. Ronco all’Adige é uma pequena cidade localizada às margens do Rio Àdige, ao norte da Itália, distando cerca de 27 km da capital Verona, comuna de mesmo nome da província.

Vale ressaltar que existem, ao menos, duas células desta família que emigraram para o Brasil. Os Purgato que se estabeleceram no estado de Minas Gerais, eram oriundos da comuna de Ronco all’Adige. Já os Purgato que se estabeleceram no estado de São Paulo, são provenientes de uma comuna vizinha, chamada Oppeano. Até o momento, não foi possível realizar a ligação genealógica entre os italianos emigrados para São Paulo e Minas, mas é extremamente provável seu parentesco, em virtude da proximidade das cidades.

SÃO PAULO

Apesar de não ser o foco do presente artigo, vale registrar que a célula familiar de São Paulo se constituiu nos irmãos Cesare Natale Purgato, Santa (ou Santina) Purgato e Angelo Purgato, todos italianos nascidos em Oppeano, filhos de Giuseppe Purgato e Anna Maria Ferrari. Tiveram ainda as irmãs Cornélia Maria Purgato e Zoé Amélia Purgato, nascidas e casadas em Oppeano. Destas, não sei o paradeiro, mas possivelmente permaneceram no Velho Mundo. Todas estas informações familiares, e outras, podem ser encontradas no site FamilySearch, onde indexei tudo o que encontrei sobre esta família.

OUTROS EMIGRANTES

Para fins de registro, existem ainda alguns outros italianos de sobrenome Purgato que emigraram para o Brasil. Entretanto, desconheço se deixaram descendentes:

1) Antonio Purgato, que chegou sozinho no Brasil e passou pela hospedaria de São Paulo em 02/01/1892;

2) Girolamo Purgato, que chegou sozinho no Brasil e passou pela hospedaria de São Paulo em 12/04/1893;

3) Pietro Purgato, oriundo de Oppeano, filho de Giuseppe Purgato e Santa Rossi, casado com Adele Benetti. Chegaram com sua filha Clotilde Purgato no Brasil em 17/09/1895, mas retornaram para a Itália posteriormente, visto que uma filha de Pietro, chamada Norma Purgato, se casou em Oppeano em 1921. Neste registro, consta que Norma nasceu em “São Paulo”, e que seus pais, Pietro e Adele, residiam em Oppeano. Não consegui fazer ligação genealógica deste Pietro com os demais Purgato de São Paulo;

MINAS GERAIS

A célula da família Purgato que emigrou para o estado de Minas Gerais é composta pelos irmãos Santo Purgato e Angelo Purgato, italianos nascidos em Ronco all’Adige, filhos de Agostino Purgato e Teresa Felisi. Em relação a este casal, apenas sei que Teresa já estava falecida em 1887, data em que o filho Santo se casou, bem como sei que Agostino Purgato aparentemente faleceu por volta de 1902, em Ronco all’Adige. Desconheço a ascendência de Agostino e esposa, bem como desconheço se teriam tido mais filhos além dos dois supracitados.

Começando por Santo Purgato, este nasceu por volta de 1859 e casou-se em 4 de dezembro de 1887, em Ronco all’Adige, com Luigia Moretto (abrasileirado para Luiza), esta filha de Giuseppe Moretto e Angela Bistaffa, ambos os nubentes naturais da comuna. Tiveram pelos menos um filho em Ronco all’Adige, de nome Giuseppe, nascido em 9 de outubro de 1888. Santo e esposa saíram da Itália rumo ao Brasil a bordo do navio San Gottardo em meados de 1891, chegando no porto da cidade do Rio de Janeiro em 28 de novembro de 1891, com o filho Giuseppe. Em 06 de janeiro de 1892, deram entrada na hospedaria de imigrantes Horta Barbosa, em Juiz de fora, Minas Gerais (entretanto, nesta ocasião, não consta o nome do filho Giuseppe. Teria ele falecido neste interregno, ou seria o filho de nome José Purgato, falecido em VRB?). Posteriormente estabeleceram-se na cidade de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, onde provavelmente faleceram.

 

Tiveram, ao menos, os seguintes filhos:

 

1. José Purgato, falecido em 19 de fevereiro de 1968 em Visconde do Rio Branco, MG. Foi casado com Catelina do Carmo Faeda, filha dos italianos Francesco Antonio Faedda e Maria Giuseppa Colomo, falecida em 07 de março de 1979, também em VRB. Tiveram 8 filhos: José Purgato Beraldo, Margarida Purgato, Pedro Mamede Purgato, Manoel Paulino Purgato, Luiz Purgato, Aristides Purgato, Agostinho Athanasio Purgato, Joaquim Zacharias Purgato.

 

2. César Purgato, falecido por volta de 1933, em Visconde do Rio Branco, MG. Foi casado com Irene Moretto, filha dos italianos Luigi Antonio Moretto e Filomena Angela Bistaffa, falecida em 22 de julho de 1974, também em VRB. Tiveram 9 filhos: José Purgato, Maria Purgato, Angelina Moreto Purgato, Luiza Purgato, Júlia Purgato, Rosa Purgato, Ivair Purgato, Madalena Purgato e Ana Purgato.

 

3. Maria Purgato, casou-se com o italiano Rafael Faeda, filho de Francesco Antonio Faedda e Maria Giuseppa Colomo, sendo o marido nascido em 30 de junho de 1893, em Ghilarza, província de Cagliari. Eram moradores da cidade de Ubá, Minas Gerais, onde Maria faleceu em 21 de novembro de 1971 e Rafael em 22 de junho de 1967. Tiveram 13 filhos: José Faeda, Francisco Faeda, Jacintho Faeda, Luiza Faeda, Tereza Faeda, Maria Faeda (Liquinha), Maria da Conceição Faeda, Antônio Faeda, Luzia Faeda, Nair, Sebastião, Guilherme e João.

Angelo Purgato, irmão de Santo, nasceu por volta de 1862, e também se casou em Ronco all’Adige, aos 2 de dezembro de 1888, com Luigia Gaspari, nascida por volta de 1865, ambos naturais da comuna. Eles emigraram da Itália rumo ao Brasil em meados de final de 1895, no navio Assiduitá, dando entrada na hospedaria de imigrantes Horta Barbosa em 25/02/1896, acompanhados dos filhos Elisa e Giovanni (abrasileirado para “João”). Neste registro, consta que Angelo veio ao encontro de um parente (o irmão Santo), bem como deveria sair da hospedaria em 07/03/1896, rumo ao município de Três Corações do Monte Verde (atual Três Corações, MG).

Em relação à Luigia Gaspari, não conheço sua filiação, mas consta uma entrada na hospedaria Horta Barbosa, no mesmo dia em que ela chegou, de um senhor chamado Girolamo Gaspari, de 59 anos, sua esposa Filomena e os filhos Carlos e Teresa, também oriundos de Ronco all’Adige. Logo, isso me leva a crer que estes seriam os pais e irmãos de Luigia. Entretanto, ainda não foi possível confirmar. Ademais, consta na família de Luigia, o relato oral de que ela teria falecido ainda no navio e seu corpo jogado ao mar. Todavia, o fato de constar o seu nome na entrada da hospedaria demonstra que esta chegou viva em Juiz de Fora, o que refuta tal narrativa. Por fim, parece que Luigia faleceu pouco tempo depois de sua chegada, deixando apenas estes dois filhos.

Posteriormente, Angelo Purgato casou-se novamente com Regina Nieve, italiana, filha de Antonio Nieve e Carolina. Parece ter trabalhado como lavrador em alguns municípios de Minas Gerais, como Ubá, Divinésia, Ponte Nova e Três Corações, vindo a estabelecer-se posteriormente em Visconde do Rio Branco, MG, onde adquiriu terras em lugar denominado “Córrego do São Francisco”, onde edificou uma casa. Faleceu em 25 de janeiro de 1941, nesta mesma cidade, deixando 9 filhos vivos, 2 do primeiro casamento, 7 do segundo, com inventário aberto em 7 de fevereiro do mesmo ano. No inventário, constam os seguintes bens:

1)  4 alqueires e fracção em chavascal e samambaia, em pasto e cultura, situado no lugar denominado “córrego de S. Francisco”, no Município de Rio Branco, confrontando por seus diferentes lados com Americo Curry Carneiro, Manoel Joaquim de Azevedo, José Ruela e outros, avaliados por 5:100$000;

2)   Uma casa de morada, assoalhada, coberta de telhas, situadas no imóvel, com 1 porta e duas janelas, avaliada por 200$000;

3)     Um carro de bois, já muito velho e estragado, avaliado por 150$000;

A 2ª esposa Regina Nieve faleceu alguns anos antes, em 1936, também com inventário aberto em Visconde do Rio Branco.

 

Do 1º matrimônio com Luigia Gaspari, teve os seguintes filhos:

 

1. Elisa Purgato (originalmente Elisa Teresa Purgato), nascida em 27 de agosto de 1891 em Ronco all’Adige. Casou-se em 10 de outubro de 1923, em Ubá, MG, com Pedro Marcatto, filho dos italianos Antônio Marcato e Luiza Guim. Faleceu em 22 de maio de 1973, em Ubá, MG. Tiveram 9 filhos: Luiza Marcatto (Nina), Egídio Marcato, Maria Marcatto, Alvino Marcatto, Antônio Marcatto Neto (Tonico), Geralda Marcato (Aiada), Sebastiana Marcato (Neném), José Marcato (Zeco) e Margarida Marcato (Lita).

 

2. Giovanni Purgato (originalmente Giovanni Giuseppe Purgato; abrasileirado para João Purgato), nasceu em 13 de outubro de 1893 em Ronco all’Adige. Casou-se com Maria Teixeira Braz (filha de Juvenal Teixeira e Maria Braz) e faleceu em 3 de janeiro de 1956, em Pirassununga, estado de São Paulo. Tiveram 7 filhos: Angelo Purgato, Teresa Purgato, Eduardo Purgato, Expedito Purgato, Antônio Purgato, José Purgato e Maria Luiza Purgato.

 

Do 2º matrimônio com Regina Nieve, teve os seguintes filhos:

 

3. Antônio Purgato, nascido por volta de 1900 em Ponte Nova, MG. Casou-se com Adélia Bachim, filha de Marcos Bachim e Maria Borim, em 22 de maio de 1926, em Visconde do Rio Branco, MG. Faleceu em 21 de agosto de 1974, em VRB. A esposa faleceu em 14 de julho de 1989, também em VRB. Tiveram 9 filhos: José Purgato, Rosa Purgato, Victorio Purgato, Angelo Purgato, Adílio Purgato, Luiz Purgato, Jair Purgato, Maria Purgato e Regina Purgato.

 

4. Agostinho Purgato, nascido por volta de 1903. Casou-se com Cecília Simoncini, filha de Romano Simoncini e Maria Fabri, em 09 de junho de 1928, em Visconde do Rio Branco, MG. Faleceu em 21 de dezembro de 1985, em VRB. A esposa faleceu em 14 de janeiro de 1993, também em VRB. Tiveram 12 filhos: Margarida Antônia Purgato, Expedito Purgato, Maria de Jesus Purgato, José de Deus Purgato, João Augusto Purgato, Jesus Purgato, Sebastião Purgato, Anestor Purgato, Antônio Purgato, Terezinha Purgato, Rosa Purgato e Angela Purgato.

 

5. Thereza Purgato, nascida por volta de 1904. Casou-se com Sebastião Bento, filho de Maria Antônia, em 07 de novembro de 1925, em Visconde do Rio Branco, MG e faleceu em 22 de agosto de 1981, em VRB. Tiveram, ao menos, os filhos José Bento Neto, Angelo Bento, Joaquim Bento, Geraldo, Oswaldo, Osvaldir e Custódia.

 

6. Maria Purgato, nascida por volta de 1906, em Ubá, MG. Casou-se com João Bento, filho de Joaquim Bento e Maria Romualda, em 30 de abril de 1927, em Visconde do Rio Branco, MG e faleceu em 02 de novembro de 1975, em VRB. Tiveram, ao menos, os filhos Nadyr Bento, Maria Bento, Regina Bento, José Bento, Teresa Bento, Angelo e Margarida.

 

7. Bernardino Purgato, nascido em 22 de agosto de 1907 em Divinésia, MG. Casou-se em 30 de maio de 1931, em Visconde do Rio Branco, MG, com Odília Portela (filha de Alcina Andressa de Jesus). Faleceu 25 de maio de 1986, em Juiz de Fora, MG. A esposa faleceu em 8 de agosto de 1997, também em Juiz de Fora. Há uma rua em Juiz de Fora com o seu nome, no bairro Santa Rita de Cássia. Tiveram 9 filhos: Luzia Purgato, Maria Purgato, Margarida Purgato, José Portela Purgato, Ivanir Purgato, Regina Purgato, Glória Purgato, Marilena Purgato e Rosangela Portela Purgato.

 

8. José Purgato, nascido por volta de 1910 em Ponte Nova, MG. Casou-se com Alzira Carneiro, filha de Manoel Carneiro e Maria da Encarnação Martinez Lopes, em 12 de fevereiro de 1934, em Visconde do Rio Branco, MG. Faleceu em 2 de março de 1971, em Póa, São Paulo. Tiveram 9 filhos: Semião Angelo Purgato, Sebastião Angelo Purgato, Messias Purgato, Maria Purgato, José Angelo Purgato, Gilda Purgato, Adelino Purgato, Gaida Purgato e Margarida Purgato.

 

9. Angélica Purgato, nascida por volta de 1914. Casou-se com Antônio Bolandini Filho, filho de Antônio Bolandini e Cândida Genserica, em 05 de fevereiro de 1949, em Visconde do Rio Branco, MG  e faleceu em 04 de julho de 1978, em VRB. O marido faleceu em 7 de julho de 1982, também em VRB. Tiveram, ao menos, os filhos José Bolandini e Maurílio Bolandini.



VARIAÇÕES DO SOBRENOME

O sobrenome originalmente era PURGATO. Entretanto, houve corruptela no Brasil para alguns descendentes, transformando-se em PURGATTO ou PORGATTO.

 

COLABORADORES

Ângelo Purgato; Maria Irene Maia; Edson Purgatto Martins; Gilberto Purgatto; Elisabete Purgato; Erivelto Purgato; Sueli Porgatto; Denise Purgato; Maura Purgato Silva; Julia Purgato; Felippe Faêda; Marco Aurélio Purgatto Pinto; Luciana da Cunha; Eliane Brandão;

 

FOTOS E IMAGENS


Registro original da entrada de Angelo Purgato e família,
 na hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, MG, no ano de 1896.
(clique para ampliar)
Fonte: Arquivo Público Mineiro


Registro original da entrada de Santo Purgato e esposa,
 na hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, MG, no ano de 1892.
(clique para ampliar)
Fonte: Arquivo Público Mineiro

Antiga casa do italiano Angelo Purgato em 
Visconde do Rio Branco, ainda de pé.
Créditos: Angelo Purgato, bisneto.
(clique para ampliar)

À esquerda: Elisa Purgato, em 1973. À direita,Teresa Purgato.
 Ambas filhas do italiano Angelo Purgato.
Créditos: Maria Irene Maia e Maura Purgato Silva.
(clique para ampliar)

Bernardino Purgato (filho de Angelo Purgato)  e a esposa Odília Portela
(clique para ampliar)
Créditos: Edson Purgatto Martins e Angelo Purgato

Agostinho Purgato (filho de Angelo Purgato) e a esposa Cecília Simoncini
(clique para ampliar)
Créditos: Maura Purgato Silva

Antônio Purgato (filho de Angelo Purgato) e a esposa Adélia Bachim
(clique para ampliar)
Créditos: Elisabete Purgato



Maria Purgato, filha de Santo Purgato
(clique para ampliar)
Créditos: Luciana da Cunha


11 comentários :

  1. Maravilhoso.Obg Henrique seu trabalho é excelente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Elisabete! É sempre um prazer encontrar pessoas interessadas na própria história! Abraços

      Excluir
  2. Boa tarde, sou Edinei Purgato, filho de Jose Angelo Purgato, pelo qual consta aí na sua listagem, se quiser atualizar a mesma, posso enviar os dados de nossa familia para em si incluir na mesma.
    Segue meu Watts 32 98814 9889, qualquer coisa vamos falar por ele.;

    ResponderExcluir
  3. A família de Purgato faeda pinto e lamparime faz parte da minha família sou meta de José Purgato e Catelina do Carmo Faeda Purgato avós paterno e materno Sebastião Loures de Azevedo e Maria Clementino de jesus Loures eu filha de Pedro Mamedio Purgato Maria Isabel Purgato moradores em Ubá pequeno município de Ubá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebastião Loures de Azevedo e Maria Clementina de Jesus, os pais da minha avó paterna.

      Excluir
  4. Excelente trabalho, sou neto de Jesus Agostinho Purgato, moramos no Rio, migrante justamente de Visconde do Rio Branco mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Fábio Adriano Purgato Neto de Giovanni Purgato, passou a ser João Purgato no Brasil. Tenho somente a certidão de óbito de meu avô.

    ResponderExcluir
  6. Sou Gabriel Purgatto neto da Maria Purgatto, falecida em 2016. Vi seu trabalho em 2018, estou aqui contemplando novamente. Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Descobri essa matéria por acaso, sou uma Purgatto e achei muito interessante, como chegou a tanta história sobre ?

    ResponderExcluir
  8. Oi Henrique.. teria algumam rede social pra entrar em contato, eu sou bisneta da Maria purgato..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Edi. Por gentileza, entre em contato através do email neste link:

      http://www.fatogen.com/p/contato.html

      Abraços

      Excluir

@2015-2024 - FATO Genealogia e Asssessoria - Desenvolvido por Henrique Filgueiras