Família Filgueiras

[Postado originalmente em 20/03/2018. Atualizado em 16/02/2023]

 

Caros leitores,

 

Hoje trago um estudo sobre a família Filgueiras da região da Zona da Mata Mineira. Por tratar-se de uma família extremamente numerosa, com diversas ramificações, trarei apenas a origem do sobrenome e parte de sua descendência. Fica aqui o agradecimento ao genealogista, pesquisador e amigo Joberto Miranda Rodrigues, que também pesquisa essa família há muitos anos, e forneceu parte do material que embasa este artigo.

 

PORTUGAL - ORIGEM


A origem desta família, como muitos imaginam, é Portugal. Tudo começou com o português Francisco Gonçalves, natural da Freguesia de Sendim, Concelho de Felgueiras, Distrito do Porto, batizado em 2 de fevereiro de 1649, filho de Jorge Gonçalves e Caterina Lopes. Emigrado para o Brasil em meados de 1670, Francisco casou-se com a carioca Maria da Conceição por volta de 1676, em São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro. No Brasil, Francisco adotou o Felgueiras como sobrenome, em homenagem à terra natal, tornando-se Francisco Gonçalves Felgueiras, corrompido para Filgueiras posteriormente.


Vale ressaltar que os Filgueiras do Brasil não são todos aparentados, visto que houve mais imigrantes, sem relação entre si, que adotaram o sobrenome Filgueiras ao vir para o país, ou mesmo já emigraram com o sobrenome de Portugal. Este artigo trata especificamente da descendência do português Francisco Gonçalves Filgueiras, que majoritariamente permaneceu no estado de Minas Gerais.


MINAS GERAIS


Dentre os filhos do português Francisco, destaco Nicolau Gonçalves Filgueiras, nascido por volta de 1690, casado com Maria de Oliveira por volta de 1716, em São Gonçalo, estado do Rio. Nicolau migrou posteriormente para região de Itaverava, estado de Minas Gerais, onde viveu o resto de sua vida e faleceu por volta de 1778.

 

Nicolau teve um filho homônimo, chamado Nicolau Gonçalves Filgueiras, batizado em 21 de dezembro de 1737, em Itaverava. Este Nicolau casou-se em 1780 com Clara Maria de Jesus, filha de João Barbosa Castro e Antônia Maria de Jesus, e faleceu em meados de 1794. Tiveram 10 filhos, dos quais irei destacar apenas um no momento: Felisberto Gonçalves Filgueiras.


SÃO JOÃO NEPOMUCENO


Felisberto Gonçalves Filgueiras foi batizado em 6 de junho de 1784, na capela de Rio Espera, pertencente a Itaverava à época. Casou-se em 1810 com Francisca Maria de Jesus, filha de Matheus Homem da Costa e sua segunda esposa, Sebastiana Francisca de Jesus. Em algum momento do início do século XIX, mudou-se para Mercês de Pomba (atual Mercês, MG), onde teve seus 9 filhos. Por fim, estabeleceu-se em São João Nepomuceno, em lugar denominado “Córrego das Araras” (posteriormente, denominado “Fazenda das Araras” ou “Fazenda do Ribeirão das Araras”), onde veio a falecer em 28 de outubro de 1867. A esposa faleceu alguns anos antes, na mesma cidade, em 20 de outubro de 1859.

Felisberto foi responsável, em grande parte, pela disseminação do sobrenome Filgueiras na Zona da Mata Mineira, junto de seus irmãos Francisco Gonçalves Filgueiras e Serafim Gonçalves Filgueiras. Acredito que, até o momento, Felisberto deve possuir mais de 3000 descendentes.

Felisberto Gonçalves Filgueiras e a esposa Francisca Maria de Jesus tiveram os seguintes filhos:

 

1. Custódia Maria de Jesus, nascida por volta de 1813. Foi casada com João Theodósio de Araújo, este nascido por volta de 1810.

 

2. Manoel Gonçalves Filgueiras, nascido por volta de 1814. Foi casado com Maria Lina de Souza.

 

3. Antônio Gonçalves Filgueiras, nascido por volta de 1818. Foi casado com Ana Maria de Jesus.

 

4. Valentina Maria de Jesus, nascida por volta de 1822. Foi casada com Serafim José Gonçalves.

 

5. Vindelina Maria de Jesus, nascida por volta de 1824. Foi casada com Antônio Joaquim Alves.

 

6. Clementina Maria de Jesus, nascida por volta de 1825. Foi casada com José Baptista Santiago.

 

7. José Gonçalves Filgueiras, nascido por volta de 1826. Foi casado com Maria Felisberta de Jesus.

 

8. Carolina Maria de Jesus, nascida por volta de 1828. Foi casada com Joaquim Martins Ferreira.

 

9. Maria Francisca de Jesus, que foi casada com Manoel Carvalho de Oliveira.

 

ANTÔNIO GONÇALVES FILGUEIRAS


Dos filhos de Felisberto, destaco seu terceiro, Antônio Gonçalves Filgueiras, que teve uma vida relativamente curta. Faleceu em 17 de maio de 1852, com aproximadamente 34 anos, na fazenda “Ribeirão das Araras”, deixando 6 filhos órfãos e a esposa Ana Maria de Jesus grávida do 7º. Sua mulher era prima distante, trineta dos supramencionados Nicolau Gonçalves Filgueiras e Maria de Oliveira.

Após seu falecimento, a viúva casou-se novamente com Antônio Theodósio de Araújo. Entretanto, ela veio a falecer pouco tempo depois, em 15 de janeiro de 1855, deixando 7 filhos órfãos do primeiro casamento, e 1 filho do segundo.

Antônio Gonçalves Filgueiras e a esposa Ana Maria de Jesus tiveram os seguintes filhos:

 

1. José Gonçalves Filgueiras Sobrinho, nascido por volta de 1839. Foi casado com Carolina Maria de Jesus.

 

2. Francelina Maria de Jesus, nascida por volta de 1844. Foi casada com Antônio Garcia de Souza.

 

3. Antônio Gonçalves Filgueiras, nascido por volta de 1845.

 

4. Custódia Maria de Jesus, nascida por volta de 1847. Foi casada com João Carvalho de Oliveira.

 

5. João Gonçalves Filgueiras, nascido por volta de 1849. Foi casado com Maria Joaquina.

 

6. Maria da Conceição de Jesus, nascida por volta de 1851. Casou-se com Joaquim Gonçalves Filgueiras em 26 de junho de 1865, em São João Nepomuceno.

 

7. Satiro Gonçalves Filgueiras, nascido por volta de 1852. Foi casado em primeiras núpcias com Honorina Augusta da Fonseca Castro. Dessa primeira esposa, falecida em outubro de 1884, teve os seguintes filhos: Sebastiana, Anna, Luiz, Alencar e Antônio. Casou-se uma segunda vez com Cecília Carneiro de Alvarenga, em 1890, filha de João Baptista de Alvarenga e Januária Carneiro Mendonça. Deste segundo consórcio, teve ao menos os filhos Alda, Leonídia e Satyro.

 

JOSÉ GONÇALVES FILGUEIRAS SOBRINHO


Dos 7 filhos supracitados, destaco o primogênito, nascido por volta de 1839, sr. José Gonçalves Filgueiras Sobrinho, também conhecido pela alcunha de “Sô Juca", órfão de pai aos 13 anos e órfão de mãe aos 14. Foi fazendeiro pecuarista, dono de terras na “Fazenda das Araras”, em Santa Bárbara (atual Carlos Alves, MG), distrito de São João Nepomuceno. Casou-se em meados de 1860 com Carolina Maria de Jesus, nascida por volta de 1845, sua prima em 1º grau, filha de seus tios João Theodósio de Araújo e Custódia Maria de Jesus. Foi eleito juiz de paz do distrito de Santa Bárbara em 1886.

José faleceu por volta dos 70 anos em 8 de agosto de 1909, em Carlos Alves. Sua esposa faleceu algum tempo depois, em 15 de março de 1913, aos 68 anos, também em Carlos Alves. Tiveram 11 filhos:

 

1. Honório Gonçalves Filgueiras, nascido por volta de 1861. Casou-se com Laudelina Delgado Motta em 18 de setembro de 1882, em São João Nepomuceno, filha de José Manoel Delgado Motta e Thereza Augusta Barroso. Honório faleceu em 4 de maio de 1928, em Chácara, MG. Deixou 12 filhos.

 

2. Cassiano Gonçalves Filgueiras, nascido por volta de 1863. Foi casado com Margarida de Rezende. Faleceu em 1946, em Carlos Alves. Deixou ao menos 12 filhos.

 

3. Maria José de Jesus, nascida por volta de 1867. Foi casada com Augusto José da Silva, filho de Francisco José da Silva e Anna Constância de Jesus. Deixou ao menos 4 filhos.

 

4. Bertholdo Gonçalves Filgueiras, nascida por volta de 1869. Foi casado com Eugênia Linhares. Deixou ao menos 3 filhas.

 

5. Sebastiana Filgueiras, batizada em 22 julho 1871 em Carlos Alves. Foi casada com Pedro José Pinto, filho de Joaquim José Pinto e Maria Constância de Jesus. Deixou ao menos 6 filhos.

 

6. Carlos Gonçalves Filgueiras nasceu por volta de 1872 e faleceu antes de 1909. Casou-se em 1892, em Tocantins, MG, com Maria Gonçalves Filgueiras, sua prima em 2º grau, filha de José Gonçalves Filgueiras e Ana Joaquina de Souza, neta paterna de Manoel Gonçalves Filgueiras e Maria Lina de Souza. Deixou 3 filhos.

 

7. Anna Filgueiras, nascida em 3 de novembro de 1873, em Carlos Alves, e falecida na mesma cidade, em 22 de fevereiro de 1948. Foi casada com Jacob Biaggi, falecido em 1 de novembro de 1908, também em Carlos Alves. Deixou ao menos 3 filhos. Vale destacar a sua filha Georgina Biaggi, que foi casada com Francisco Galil e deixou enorme descendência com o sobrenome do marido.

 

8. Idalina Gonçalves Filgueiras, nascida por volta de 1874. Foi casada com o português José Maria Soares Sobreira, filho de Antônio José Soares. Faleceu em 24 de agosto de 1935, em Pequeri, Minas Gerais. Deixou 10 filhos.

 

9. Clothildes Gonçalves Filgueiras, nascida por volta de 1877. Foi casada com Neftali de Paula Rodrigues, filho de Maria Angélica da Conceição. Faleceu em 31 de outubro de 1956, em Guarará, MG. Deixou 7 filhos.

 

10. José Gonçalves Filgueiras nascido por volta de 1878. Casou-se com Malvina Augusta de Alvarenga, filha de Raimundo Nonato de Souza Alvarenga e Custódia Maria de Siqueira, em 8 de junho de 1901, em Carlos Alves e faleceu em 14 de abril de 1968, na mesma cidade. Era conhecido como “Zeca do Machado”. Teve 10 filhos do primeiro casamento. Casou mais duas vezes após o falecimento da primeira esposa, sem deixar geração desses consórcios.

 

11. Christiano Gonçalves Filgueiras nascido em 29 novembro 1881, em Carlos Alves. Casou com Alice Augusta de Alvarenga, filha de Raimundo Nonato de Souza Alvarenga e Custódia Maria de Siqueira, em 10 de junho de 1901. Após o falecimento da primeira esposa, contraiu novo consórcio com Olga de Macedo Bretas, filha de José Augusto Monteiro Bretas e Laura Macedo Moura. Christiano faleceu em 2 de agosto de 1945, em Bicas, MG. Teve 9 filhos do primeiro casamento e 8 do segundo.



FOTOS E IMAGENS




Assinatura de José G. F. Sobrinho, em 1872.
Fonte: Arquivo Público Mineiro


Christiano Gonçalves Filgueiras e a segunda esposa Olga.
Acervo Henrique Filgueiras - Créditos: Nilceia Bretas Comiran



José Gonçalves Filgueiras e a segunda esposa Maria.
Acervo Henrique Filgueiras - Créditos: Salete Almeida Sales



Honório Gonçalves Filgueiras com a esposa Laudelina e os filhos, 
da esquerda para direita: Antenor, Zizinha e Leonardo. Aproximadamente, 1896.
Acervo Henrique Filgueiras - Créditos: José Maurício Filgueiras


Cassiano Gonçalves Filgueiras e a esposa Margarida.
Acervo Henrique Filgueiras - Créditos: Sérgio Larcher Filgueiras



Idalina Gonçalves Filgueiras e o marido José Maria
Acervo Henrique Filgueiras - Créditos: Gilda Maria Costa Garcia

8 comentários :

  1. Maravilha, Henrique!!! Mais uma vez e sempre, meus parabéns e meu muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Sou bisneto do José Gonçalves Filgueiras e neto do filho dele Oswaldo Gonçalves Filgueiras

    ResponderExcluir
  3. Se quiser informações pra completar a árvore genealógica da Gonçalves Filgueiras me adiciona no whats: 24999655105

    ResponderExcluir
  4. Sou bisneto do Cristiano Gonsalves filgueiras. Neto do filho dele Horácio Bretas Filgueiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um teste de DNA da Genera, e no campo Busca Parentes, meu DNA deu forte combinação com o de Horácio Bretas Filgueiras, 134 cM, identificando como primo de 2/3 graus. Interessante que até onde eu sei não tem ninguém com Bretas ou Filgueiras nos nomes dos meus avós.

      Excluir
  5. Sou tataraneto de Honório Gonçalves Filgueiras e Laudelina e Bisneto de Leonardo

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo resgate da história da Família Filgueiras. Parabéns ao nobre autor.👏👏👏
    Atc
    Sadan

    ResponderExcluir

@2015-2024 - FATO Genealogia e Asssessoria - Desenvolvido por Henrique Filgueiras