Família Marcato

[Postado originalmente em 18/09/2017. Atualizado em 13/02/2023]



Caros leitores,

 

Hoje trago um resumo sobre a família italiana de sobrenome Marcato, que emigrou da comuna (cidade) de Camposampiero, província de Pádua, para o Brasil. Camposampiero é uma pequena cidade localizada a 24km aproximadamente da capital Pádua, e cerca de 40km da famosa Veneza, ao norte da Itália.

 

Cabe destacar que vários italianos com este sobrenome, oriundos de diversas regiões, emigraram para o Brasil, sem, contudo, ter alguma ligação genealógica próxima. Logo, não está certo afirmar que todos os “Marcato” do Brasil pertencem à mesma família. O escopo deste artigo irá tratar especificamente da família de Antonio Marcato, italiano emigrado de Camposampiero com esposa e filhos para a cidade de Ubá, estado de Minas Gerais. 


Vale ressaltar, ainda, que houve mais um italiano emigrado para Ubá com este sobrenome, chamado Edoardo Marcato (abrasileirado para Eduardo Marcato), filho de Pietro Marcato e Antonia. Era oriundo da província de Padova e foi casado com a imigrante italiana Giuseppina Fusaro, filha de Luigi Fusaro e Maria Pizziolo. Entretanto, não consegui descobrir se Edoardo possui alguma relação com o Antonio Marcato supracitado.

 

Feitas as considerações iniciais, partiremos para a história em si.


 

ITÁLIA

 


Inicialmente, abordaremos a família do italiano Antonio Marcato que permaneceu em sua terra natal. Os pais de Antonio chamavam-se Pietro Marcato e Pierina Marin.


Pietro Marcato era filho do homônimo Antonio Marcato. Nasceu aos 9 de dezembro de 1819, em Loreggia (comuna limítrofe de Camposampiero) e casou-se com Pierina Marin em meados de 1850, filha esta de Francesco Marin, nascida em 22 de outubro de 1824 na província de Pádua (entretanto, desconheço a comuna). O casal residiu boa parte da vida em Camposampiero, onde tiveram ao menos 3 filhos: Antonio, que emigrou para o Brasil (escopo deste artigo), bem como Luigi e Giuseppe, que permaneceram na Itália. Pietro faleceu aos 62 anos em 26 de maio de 1882, em Camposampiero. A esposa veio a falecer posteriormente.

 

A seguir, um pouco sobre Luigi Marcato e Giuseppe Marcato, filhos do casal Pietro e Pierina:

 

1. Luigi Marcato, nascido em 03 de agosto de 1857, em Camposampiero. Casou-se com Maria Luigia Peron, filha de Tomaso Peron e Margherita Prevedello, em 18 de outubro de 1884, na mesma comuna. Maria Luigia nasceu em 01 de fevereiro de 1861, também em Camposampiero. Luigi e esposa ainda estavam vivos em 1909.

 

2. Giuseppe Marcato, nascido em 28 de outubro de 1859, em Camposampiero. Casou-se com Prima/Pierina Scolaro, filha de Giacomo Scolaro e Luigia Cenato, em 26 de dezembro de 1885, na mesma comuna. A esposa nasceu em 29 de Junho de 1862, em San Marco, Itália.



Luigi Marcato e a esposa Maria Luigia tiveram os seguintes filhos:

 

1.1. Pietro Marcato, nascido em 25 de agosto de 1885, em Camposampiero. Casou-se com Amabile Barduca em 06 de julho de 1909, em Borgoricco, província de Pádua.

 

1.2. Ana Carolina Marcato, nascida em 28 de julho de 1887, em Camposampiero. Casou-se com Fortunato Prevedello (filho de Luigi Prevedello e Rosa Ghiotto) em 29 de dezembro de 1909, na mesma comuna.

 

1.3. Carolina Maria Marcato, nascida em 10 de janeiro de 1889, em Camposampiero. Casou-se com Umberto Marconato em 24 de novembro de 1912, na mesma comuna.

 

1.4. Regina Marcato, nascida em 17 de julho de 1891 em Camposampiero.

 

1.5. Antonio Marcato, nascido em 10 de março de 1894 em Camposampiero.

Casou-se com Adélia Pietrobon em 06 de fevereiro de 1922, em Loreggia, província de Pádua.

 

1.6. Sante Stefano Marcato, nascido em 26 de dezembro de 1899, em Camposampiero. Faleceu em 22 de abril de 1901, na mesma comuna.

 

1.7. Giovanni Stefano Marcato, nascido na província de Pádua.


 

Giuseppe Marcato e a esposa Pierina tiveram os seguintes filhos:

 

2.1. Santa Maria Marcato, nascida em 13 de maio de 1887 em Camposampiero.

Casou-se com Antônio (Seltiuo?) em 10 de março de 1912, na mesma comuna.

 

2.2. Giacomo Marcato, nascido em 29 de outubro de 1897, em Camposampiero. Casou-se com Melisa (Furedella?), em 01 de fevereiro de 1922, na mesma comuna.

 

2.3. Sante Carlo Marcato, nascido em 13 de abril de 1902, em Camposampiero. Casou-se com Maria Fautinato, em 06 de dezembro de 1924, na mesma comuna.


 

MINAS GERAIS

 


Antônio Marcato nasceu em 10 de agosto de 1863, em Camposampiero. Era o mais jovem de seus irmãos, e aparentemente foi o único que se arriscou a atravessar o Atlântico para tentar a sorte no Brasil. Se existem mais irmãos, desconheço até o momento. Casou-se em 21 de novembro de 1886, em Camposampiero, com Maria Guin (abrasileirado para Luiza Guim posteriormente), nascida em 19 de novembro de 1865, também em Camposampiero, sendo ela filha de Luigi Guin e Giacoma/Giovanna Zattarin.

 

Após o casamento, Antonio Marcato teve 4 filhos em Camposampiero, tendo uma menina falecida ainda criança. Em meados de 1897, o casal deixou para trás sua pátria rumo ao Brasil, com 3 filhos pequenos. Entretanto, esse não foi um tiro no escuro. Ao que tudo indica, vieram ao encontro dos italianos Aristide Guin e Luigi Guin, respectivamente irmão e pai de Maria Guin, esposa de Antônio, que chegaram no Brasil por volta de março de 1896 e aqui já estavam estabelecidos, trabalhando como contratados de Pedro Procópio Rodrigues Valle.

 

Antonio e família chegaram na cidade do Rio de Janeiro em 30 de outubro 1897, a bordo do navio Aquitaine. Imediatamente partiram para Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, onde deram entrada na hospedaria de imigrantes Horta Barbosa um dia depois, em 31 de outubro 1897. Em 04 de novembro de 1897, partiram para trabalhar na Fazenda Santa Cecília, em Juiz de Fora, como lavradores em uma plantação de café pertencente ao supramencionado Pedro Procópio Rodrigues Valle.

 

Em meados de 1899, residiram na cidade de Piau, MG, posteriormente tendo se estabelecido definitivamente na cidade de Ubá, estado de Minas Gerais, por volta de 1902. Ainda estavam vivos em 1923, data em que o filho Pedro se casou.


 

Antonio Marcato e Maria Guin (Luiza Guim no Brasil) tiveram, ao menos, os seguintes filhos:

 

1. Emília Marcato, nascida em 22 de julho de 1887, em Camposampiero. Faleceu em 30 de julho de 1889, ainda em Camposampiero.

 

2. Emílio Marcato, nascido em 06 de abril de 1891, em Camposampiero. Chegou com 6 anos ao Brasil. Desconheço seu paradeiro.

 

3. Maria Marcato, nascida em 16 de março de 1893, em Camposampiero. Chegou com 4 anos ao Brasil. Desconheço seu paradeiro.

 

4. Rosa Marcato, nascida em 28 de fevereiro de 1897, em Camposampiero. Chegou com 8 meses ao Brasil. Casou com Humberto Donato antes de 1918, em Ubá, MG, sendo o marido nascido por volta de 1896 no Brasil, filho dos italianos Domenico Donato e Regina Colambara, oriundos de Pozzonovo, província de Pádua. Posteriormente mudou-se para o estado do Paraná, vindo a falecer na cidade de Itambé, em 5 de maio de 1979. O marido faleceu um pouco antes, na mesma cidade, em 17 de setembro de 1978. Tiveram 8 filhos: José Donato, Sebastião Donato, Amélia Donato, Antônio, Carlos, Jesus, Maria e Landes.

 

5. Pedro Marcatto, nascido em 26 de maio de 1903 em Ubá, MG. Casou-se com a italiana Elisa Purgato, filha de Angelo Purgato e Luigia Gaspari, em 10 de outubro de 1923, na mesma cidade onde nasceu. Faleceu por volta de 1950. Sua esposa Elisa faleceu em 22 de maio de 1973, em Ubá. Tiveram 9 filhos: Luiza Marcatto (Nina), Egídio Marcato, Maria Marcatto, Alvino Marcatto, Antônio Marcatto Neto (Tonico), Geralda Marcato (Aiada), Sebastiana Marcato (Neném), José Marcato (Zeco) e Margarida Marcato (Lita).


 

FILHO PERDIDO

 


Para fins de registro, há o relato oral na família de que haveria mais um filho brasileiro de Antonio Marcato e Maria Guin, chamado GERALDO MARCATO. Entretanto, desconheço seu paradeiro.


 

VARIAÇÕES DO SOBRENOME

 


O sobrenome originalmente era MARCATO. Entretanto, houve corruptela no Brasil para alguns descendentes, transformando-se em MARCATTO.


 

COLABORADORES


 

Maria Irene Maia; Weslainy Marcato; Elisângela Marcato;


 

FOTOS E IMAGENS



Assinaturas de Antonio Marcato e Maria Guin 
em seu casamento, em 1886
(clique para ampliar)


Registro original da entrada de Antonio Marcato e família,
 na hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, MG, no ano de 1897.
(clique para ampliar)
Fonte: Arquivo Público Mineiro



Rosa Marcato e o marido Humberto Donato, sendo ela
filha dos italianos Antonio Marcato e Maria Guin
(clique para ampliar)

Elisa Purgato, esposa de Pedro Marcatto, em 1973 
(clique para ampliar)
Créditos: Maria Irene Maia

Luisa Marcatto, filha de Pedro Marcatto 
(clique para ampliar)
Créditos: Maria Irene Maia

José Marcato, filho de Pedro Marcatto 
(clique para ampliar)
Créditos: Weslainy Marcato

Sebastiana Marcato, filha de Pedro Marcatto 
(clique para ampliar)
Créditos: Elisângela Marcato Pacheco


Antonio Marcatto Neto, filho de Pedro Marcatto
(clique para ampliar)


Alvino Marcatto, filho de Pedro Marcatto
(clique para ampliar)


Egídio Marcato, filho de Pedro Marcatto
(clique para ampliar)



Navio a vapor "Aquitaine", que trouxe Antonio Marcato
 e família para o Brasil. 
(clique para ampliar)




24 comentários :

  1. Meu avô é Marcato, nasceu em Camposampiero e migrou para o Brasil após a 1a. guerra, já casado com minha avó que é Prevedelo, mas ele não é desse ramo da família que foi para Minas. Ele veio para trabalhar em Catanduva e depois vieram para SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iriyde, tudo bom? Eu pesquisei bastante a família Marcato de Camposampiero. Se você me der mais detalhes, talvez eu possa te ajudar. Qual era o nome do seu avô e avó? Abraços

      Excluir
  2. Gostaria de saber sibre a minha avo.
    D.Palmira Marcato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Pode me dar mais informações sobre a D. Palmira Marcato? De onde ela era, era filha de quem, com quem era casada? Morou aonde? Abraços!

      Excluir
  3. Bernardo Marcato e Antonieta Prevedello, eles são de Camposampiero e vieram com duas irmãs de meu avo ambas Marcato e solteiras, o paradeiro e os descendentes dessas irmãs que desconheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iriyde, dei uma olhada geral nas minhas fontes de pesquisa e não encontrei nada. Sabe me dizer quando seus avós nasceram em Camposampiero? Se casaram lá ou no Brasil? Se preferir conversar por email, clique na aba "Contato" na parte superior do site. Abraços

      Excluir
    2. Olá Iriyde, seu avô era Igino (Gino) Bernardo Marcatto, filho de Guglielmo e Elisa Marcatto? Se sim, ele era irmão da minha avó Anna Marcato e de Mercedes Marcato. As histórias batem, vieram de Camposampiero após a 1 Guerra. Mantiveram contato por um tempo depois que chegaram ao Brasil mas depois perderam contato. Elas se estabeleceram em Descalvado-SP. Minha avó casou-se com José de Oliveira Filho e ficou em São Carlos-SP. Mercedes casou-se com Angelo Franzini e mudaram-se para Maringa-PR.

      Excluir
  4. Sou do Espírito santo e sou bisneta de Rosa Marcato, filha de Giovanni Marcato e Elisabeta Marcato, veio para o Brasil com os pais e o irmão Pasquale no vapor Birmânia 1891,depois disso não sei mais nada

    ResponderExcluir
  5. Olá Amigos... sou neta de Geralda Marcatto, e bisneta de Elisa Purgato e Pedro Marcatto. Minha avó veio para Juiz de Fora - MG e faleceu aqui. Procuro parentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Minha sogra é sobrinha da Geralda, mais conhecida como "tia Aiada". Me envie um email, vamos trocar informações, tenho fotos dos seus tios-avós e bisavó: hafilgueiras@gmail.com

      Excluir
  6. Domingos Marcato meu avô. Não sei muita informação por hora. Nascido no Brasil. Não consegui descobrir de qual região os pais dele eram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Sugiro você pesquisar sobre a certidão de nascimento do seu avô, que irá constar os nomes dos pais e avós dele. Forte abraço!

      Excluir
  7. Olá boa noite! Me interesso muito na família marcato, minha avo e neta dos marcato qUE vieram para luisburgo minas gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite. Poste o nome da sua avó, dos pais e dos avós dela, quem sabe identificamos alguém! Abraços

      Excluir
  8. olá, meu avô Valentim Marcato de Sabino SP e bisavô Benedito Marcato...
    Não apareceram na árvore genealógica, mas gostaria de saber dos parentes ou informações.
    Muito curioso e interessante essa história.. podemos organizar um grupo no FB da família Marcato... O que vocês opinam? 😊 Abraços desde Campinas SP

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber da minha bisavó Olinda Marcato veio casada com Antonio milani

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Leomar, sabe se a sua bisavó tinha um irmão chamado Giacomo Marcato? Se sim ele é meu tataravô, vamos unir nossas pesquisas!!! Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Yolanda Marcato minha vó materna, morava em nova aliança SP
    Alguém tem informações?

    ResponderExcluir
  12. Sou neta de Mário marcato, meu bisavô veio da Itália para o Brasil, ele se chamava José marcato apelido Bepi.meu avô Mário já falecido também contava muitas histórias da viagem do meu bisavô,quando veio de navios da Itália para o Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Olá Henrique! Que legal, vocês também pesquisaram a minha família. Eu sou descendente dos Marcato (Leopoldina-MG). Minha bisavó era a Teresa Marcato, filha de Giacinto Giuseppe Marcato(1852) e Catterina Felicita Marinato (1859). Luigi Marcato mencionado aqui era irmão da Teresa Marcato. Teresa Marcato conheceu o Giuseppe Bullado (seu marido) na fazenda Paraíso (Leopoldina-MG). Se desejar podemos trocar mais informações sobre os Marcato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Teresa marcatto era casada com Júlio coelli

      WhatsApp 11 9 65800442

      Excluir
  14. Bom dia!!Sou bisneto de Ângelo Marcato,casado com Maria Gambatto: tiveram os filhos : Maria,Francesco,Giacomo e meu avô Giacintho : vieram para o Vrasil em 1888, para Juiz de Fora provenientes da comune de CampoDarsego (Padova) : a matriarca Maria Gambatto já era viúva!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou bisneto de Ângelo Marcato, neto de Giacintho Marcatto e Anita Griffoni e filho de Ruggero Marcatto : meu pai nasceu em Juiz de Fora -MG em 1899 !! São poucos descendentes do casal Giacintho/Anita (9 filhos) pois dos cinco filhos homens somente meu pai casou-se legalmente.Tenho a dupla cidadania!! Contatos: rugeromarcatto@hotmail.com

      Excluir
  15. Minha bisavó chamava-se Vicencia Maria dos Anjos (a sogra era Ana Maria dos Anjos).Nasceu em 1901 na região de Muriaé. Minha vó dizia que era neta de um italiano chamado Antônio Ângelo. Já revirei aquela região toda e a única coisa que achei foi o casamento dos meus bisavós em Rosário da Limeira em 1913,ela com 12 anos e meu bisavô com 14 anos.

    ResponderExcluir

@2015-2024 - FATO Genealogia e Asssessoria - Desenvolvido por Henrique Filgueiras