Família Guin / Guim

[Postado originalmente em 02/09/2017. Atualizado em 14/02/2023]


Caros leitores,

 

Hoje trago um resumo sobre a pequena família italiana de sobrenome Guin (abrasileirado para Guim), que emigrou da comuna de Camposampiero, província de Pádua, para o Brasil. Camposampiero é uma cidade localizada a 24km aproximadamente da capital Pádua, e cerca de 40km da famosa comuna Veneza, ao norte da Itália. Já no Brasil, o sobrenome se corrompeu para Guim.


SÃO PAULO


Apesar de não ser o foco desse artigo, não posso deixar de registrar este tópico. Quando comecei a pesquisar sobre os Guin oriundos de Camposampiero, achei que possivelmente era a única família italiana que teria emigrado para o Brasil com este sobrenome. Eventualmente, descobri que estava errado. Houve, ao menos, mais um italiano que cruzou o Atlântico e trouxe esse sobrenome para terras brasileiras. Trata-se de Napoleone Guin (abrasileirado para Napoleão Guim), nascido em 7 de julho de 1874, na província de Veneza (não sei ao certo a comuna) e emigrado para a cidade de Jundiaí, São Paulo. Napoleão casou-se com Cesira Folegatti/Furegatti em 24 de maio de 1932, em Jundiaí e faleceu em 13 de novembro de 1942, na mesma cidade. Tiveram os seguintes filhos: Thereza Guim, Emílio Guim, Mario Guim, Maria Guim, Antônio Furegatti Guim, Olívio Guim, Emília Guim, Mercedes Guim e Romilda Guim. Todas estas informações familiares, e outras, podem ser encontradas no site FamilySearch, onde indexei tudo o que encontrei sobre esta família.

Cabe ressaltar que, ao que tudo indica, não existe relação próxima entre os Guin de Camposampiero e Napoleone Guin. Caso existe algum vínculo genealógico, provavelmente é bem remoto (talvez século XVIII ou XIX).

 

ITÁLIA


A história da família começa com um antigo morador da região de Loreggia/Camposampiero, chamado Lorenzo Guin. Lorenzo nasceu no início do século XIX e casou-se em meados de 1830 com Giustina Burlin, filha de Paolo Burlin e Mattia Cecarello, natural da comuna de San Giorgio delle Pertiche, província de Pádua, nascida por volta de 1807. Lorenzo faleceu antes de 1872, e a esposa Giustina faleceu em 26 de dezembro 1895, em Camposampiero. Não consegui encontrar mais informações sobre o casal, mas localizei, ao menos, os seguintes filhos:

1. Vittorio Guin, nascido por volta de 1839.

2. Antonio Guin, nascido por volta de 1844 em Rustega, pertencente a Camposampiero. Casou-se em 23 de abril de 1875, em Camposampiero, com Domenica Targhetta, nascida por volta de 1847, filha de Antonio Targhetta e Margherita Rubinato. Antônio faleceu em 20 de abril de 1900, em Camposampiero.

3. Luigi Guin (abrasileirado para Luiz Guim), nascido em 21 de junho de 1830, em Loreggia, província de Pádua. Casou-se por volta da década de 1860 com Giovanna Zattarin, nascida em 03 de dezembro de 1838, na província de Pádua (entretanto, desconheço a comuna). Giovanna foi abandonada quando criança, logo, não se sabe quem são seus pais, ou mesmo se o sobrenome Zattarin é verdadeiro. Tiveram, ao menos, os seguintes filhos:


3.1. Maria Guin (abrasileirado para Luiza Guim), nascida em 19 de novembro de 1865, em Camposampiero. Casou-se em 21 de novembro de 1886, na mesma comuna, com Antonio Marcato, filho de Pietro Marcato e Pierina Marin.

3.2. Vittorio Guin, nascido por volta de 1867, em Camposampiero. Faleceu aos 11 anos em 7 de setembro de 1878 na mesma comuna.

3.3. Aristide Guin (originalmente, Aristide Giulio Guin; abrasileirado para Aristides Guim), nascido em 2 de junho de 1872, em Camposampiero. Casou-se em 19 de novembro de 1893, na mesma comuna, com Caterina Spinello, filha de Giacomo Spinello e Santa Romanzina, nascida em 5 de maio de 1872 em Fratte, distrito de Santa Giustina in Colle, província de Pádua.


MINAS GERAIS


Após o falecimento da esposa Giovanna Zattarin, ocorrido entre os anos de 1893 a 1896, o viúvo Luigi Guin emigrou para o Brasil, a bordo do navio a vapor "Rosário", acompanhado do irmão Vittorio Guin, do filho Aristide Guin, da nora Caterina Spinello e do neto Vittorio Guin, chegando em terras tupiniquins no início de 1896. Em 4 de março de 1896, deram entrada na hospedaria de imigrantes Horta Barbosa, em Juiz de fora, e partiram no dia 11 do mesmo mês para trabalhar na fazenda “Ferreira Lage” (também em Juiz de Fora), contratados por Pedro Procópio Rodrigues Valle. Em meados de 1899, passaram pela cidade de Piau, MG, e por fim estabeleceram-se em Tocantins, pequeno município do estado de Minas Gerais, próximo a Ubá. Em 1903, Luigi Guin já aparece como falecido no nascimento de um neto, todavia, não consegui localizar sua certidão de óbito.

Maria Guin, filha de Luigi Guin e irmã de Aristide Guin, também se mudou para o Brasil um tempo depois, chegando aqui em 30 de outubro de 1897. Residiu em Ubá, MG, onde ainda manteve contato com o irmão Aristide. Para saber mais sobre sua história, basta ler o artigo da Família Marcato, clicando aqui. Em relação a Vittorio Guin, irmão de Luigi, desconheço quando faleceu ou onde viveu o resto de sua vida, mas acredito que não deixou descendentes aqui no Brasil.


ARISTIDE GUIN


Por fim, resta falar do italiano Aristide Guin, que teve o nome abrasileirado para Aristides Guim, e foi o responsável por disseminar o sobrenome da família no estado de Minas Gerais. Conforme supramencionado, foi residir no município de Tocantins com a esposa Caterina Spinello, onde viveu o resto de sua vida, falecendo em 4 de fevereiro de 1929, e a esposa em 9 de junho de 1929. Conforme inventário aberto em 1932, possuíam cinco alqueires de terras de cultura, pasto e mato, situados no “Córrego do Pacheco”, distrito de Tocantins. Tiveram 6 filhos, sendo 1 italiano e 5 brasileiros, conforme disposto abaixo:


1. Vittorio Guin (abrasileirado para Victorio Guim), nascido em 10 de dezembro de 1894 em Camposampiero. Foi casado com Luzia Ferrari. Faleceu em 03 de abril de 1974, em Tocantins, MG. Teve, ao menos, os filhos Guerino Guim, Vicente Guim e Maria Rosa Guim.

2. Luiz Guim, nascido em 06 de junho de 1895, faleceu aos 94 anos em 16 de junho de 1989, em Tocantins, MG. Casou-se com Olga Leite. Teve, ao menos, os filhos Genésio Guim, José Guim, Jesus Guim, Raimunda, Conceição, Jandira, Juraci e Terezinha.

3. João Guim, nascido por volta de 1897. Foi casado com Joanna Médice. Faleceu em 12 de junho de 1963, em Marília, estado de São Paulo. Teve, ao menos, os filhos Galdino Guim, Jesus Guim, Aristides Guim e Antônia Guim.

4. Atílio Guim, nascido por volta de 1905. Faleceu em 3 de maio de 1977, em Caratinga, Minas Gerais, onde residiu parte da vida. Foi casado com Maria Rufalo. Teve, ao menos, a filha Delfina Guim.

5. Amélia Guim, nascida por volta de 1910. Casou-se com Pedro Genoíno. Eram moradores de Caratinga. Falecida em 24 de novembro de 1998, em Tarumirim, Minas Gerais. Teve, ao menos, o filho Raimundo Magaton Guim.

6. José Guim, nascido em 06 de junho de 1913 em Tocantins, MG, faleceu aos 51 anos em 22 de dezembro de 1964, na mesma cidade. Foi casado com Josefa Fortunato, falecida em 16 de março de 2017, aos 98 anos, em Ubá, MG. Tiveram os filhos José Guim e Clarindo Guim.


VARIAÇÕES DO SOBRENOME



O sobrenome originalmente era GUIN. Entretanto, houve corruptela no Brasil, transformando-se em GUIM.


COLABORADORES



Clarindo Guim; Magali de Fátima Guim Neves; José Guim; Adalto Guim; Eliane Guim;


FOTOS E IMAGENS


Assinatura de Luigi Guin, em 1872

Assinatura de Maria Guin em 1886


Registro original da entrada de Aristide Guin e família, 
na hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, MG, no ano de 1896.
Fonte: Arquivo Público Mineiro

Luiz Guim, filho de Aristides Guim e Caterina Spinello
Créditos: Magali de Fátima Guim Neves
(clique para ampliar)


José Guim, filho de Aristides Guim e Caterina Spinello
Créditos: José Guim, filho 
(clique para ampliar)

João Guim, filho de Aristides Guim e Caterina Spinello
Créditos: Adalto Guim
(clique para ampliar)

6 comentários :

  1. Sou Neta de Jesus Guim , que era morador da cidade de Gália SP, casado com Tarcila Alves Guim , tiveram os filhos Dirce Guim e Mauro Guim ( hoje meu avô Jesus Guim já é falecido.
    Procuro por parentes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da família Guim também, realmente é bastante difícil encontrar as origens dessa família.

      Excluir
  2. Família Guim meu whats 14 998653117 Silvana Guim Moreira Valério .
    Filha de Dirce Guim

    ResponderExcluir
  3. Sou Carlos Alberto Alves Guim filho de Galdino Guim. guim26a40@gmail.com.

    ResponderExcluir
  4. Sou Elizia guim neta de Atílio guim, filha de Maria José guim a filha mas nova de Atílio guim.. moramos em Caratinga MG (33)991448651

    ResponderExcluir
  5. Sou bisneta de Fortunato guin,neta de Ricardo guin 1195284294 meu watts

    ResponderExcluir

@2015-2024 - FATO Genealogia e Asssessoria - Desenvolvido por Henrique Filgueiras